sábado, 5 de dezembro de 2015

O caminho do discípulo


O que significa ser discípulo? O que caracteriza um discípulo? Começarei respondendo essas perguntas dizendo o que não é um discípulo.

Um discípulo não é um aluno. Um aluno analisa o que o seu professor ensina, os caminhos que ele utiliza para chegar a um determinado objetivo ou resultado, e a partir de suas conclusões e conhecimentos adquiridos, o aluno começa a formular e traçar o seu próprio caminho.

Um discípulo não é um fã. Um fã é alguém que admira ou idolatra outra pessoa. Por muitas vezes ele é até inspirado a fazer o que o seu ídolo faz, ou conquistar o que ele conquistou, mas ele não tem o seu ídolo como um modelo pleno a ser seguido. Por isso, muitas pessoas têm mais de um ídolo, um ídolo moral, um ídolo esportivo, um ídolo de resiliência, [...], e por aí vai.  

Um discípulo é alguém que deseja ser como o seu mestre e não somente aprender com ele. O seu mestre é o modelo pleno a ser seguido. Cada passo é observado, cada palavra armazenada, cada atitude copiada. A melhor definição ou ilustração que conheço sobre discipulado é um ensino judaico que era transmitido por um Rabi (mestre) ao seu talmidi (discípulo) logo que a sua jornada de aprendizado começava.

O Rabi diria o seguinte ao seu talmidi, “cubra-se com a poeira dos pés do seu rabi”. Ou seja, caminhe tão próximo de seu mestre, para que cada ato, cada ensino seja absorvido por você. E essa postura moldaria esse discípulo a ponto de ser parecido (ou confundido) com o seu mestre.

E o Senhor Jesus Cristo nos chama para uma vida de discipulado com Ele. Pois aqueles que não aguentavam mais caminhar e seguir sozinhos, aqueles que eram sobrecarregados pelos líderes religiosos, Ele faz o seguinte convite: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).

Então, aquele que deseja seguir Jesus como mestre, que verdadeiramente deseja ser seu discípulo, cumpram-se com a poeira dos pés de Jesus. E no fim, certamente quando as pessoas olharem para sua vida, elas verão o Mestre. Pois você refletirá as posturas, decisões e a graça do Senhor Jesus.

Eu quero ser um discípulo de Jesus. E você?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário